Na passada sexta-feira, na Trofa, realizou-se a apresentação e sorteio da 2.ª edição da Taça Intermunicipal MKA, cerimónia que contou com a presença de representantes dos municípios de Famalicão, Trofa e Santo Tirso, o que denota a importância que esta competição granjeia junto das instituições públicas.

    A segunda edição aposta numa maior abrangência das competições ao nível dos escalões, nomeadamente em veteranos masculinos e seniores femininos, passando a envolver três municípios. Em veteranos, aos concelhos de Famalicão e da Trofa junta-se agora o município de Santo Tirso; já em femininos, a inclusão de Vila do Conde é a novidade numa competição entre equipas de Santo Tirso e da Trofa.

    Em seniores masculinos, a competição disputa-se entre equipas de Famalicão e da Trofa, porque o calendário competitivo municipal não dá folga suficiente para abarcar outras localidades.

    Nesta edição, regista-se contudo, em todos os escalões, alterações no modelo competitivo. Em vez de eliminatórias a duas mãos, a versão 2019-2020 da Taça Intermunicipal MKA será disputada por séries, tal como aconteceu já com a prova feminina em 2018-2019. Em cada série todas as equipas jogam entre si, a uma só volta, de acordo com o sorteio, ficando apuradas para a meia-final os dois primeiros classificados de cada série.

    O sorteio ficou, no entanto, condicionado em seniores e veteranos masculinos porque Trofa opõe-se à participação da AD Pedome, por razões disciplinares. Para já, a competição ficou assim definida: Série A: Pedome; Alvarelhos; Esmeriz e Covelas; Série B: Aderm;Paradela; Outeirense e Maganha. A 1.ª jornada é a 5 de outubro com os seguintes confrontos: Alvarelhos-Pedome,
    Esmeriz-Covelas, Aderm-Paradela e Outeirense-Maganha.

    Em veteranos a novidade é a inclusão de quatro equipas que atuam na Liga Toupeira Opticenter, que se juntam às quarto equipas de Famalicão e da Trofa. O sorteio ditou o seguinte alinhamento: Série A – Lameiras, Sanguinhedo, Coronado, S. Bento da Batalha, Pedome e Team Lantemil. Série B – GRAC, UDC Santo Tirso, S. Romão, Ginásio Clube St. Tirso, Covense e Maganha. A 1.ª jornada realiza-se a 4 de outubro: Sanguinhedo-Lameiras, Coronado- Pedome, S. Bento da Batalha-Team Lantemil, UDC St. Tirso-Grac, S. Romão-Covense e Ginásio St. Tirso-Maganha.

    Nos seniores femininos, destaque para a participação de uma equipa de Vila de Conde, que se junta assim às equipas da Trofa e de Santo Tirso que já se envolveram na competição da época passada. Série A: Mosteiró, Inter-Milheirós, Tarrio, Árvore, Lama, Maganha e Rebordões FC. Série B: GD José Lopes, Areal, GDRFF Vermoim, S. Mamede, Guidões, Lamelas, Coronado e Rancho Rebordões. A 1.ª jornada acontece também a 5 de outubro: Inter-Milheirós-Mosteiró, Tarrio-Rebordões FC, Árvore-Maganha, Areal-José Lopes, Vermoim-Coronado, S. Mamede-Lamelas, Guidões-Rancho Rebordões. Lama folga nesta jornada.