Está animada a luta por um lugar que permite às equipas da 1.ª divisão participarem na Taça Intermunicipal MKA. Só os primeiros 4 classificados terão acesso à prova e a luta está mais acesa do que nunca e tem havido alternância de candidatos.

    Se os primeiros três lugares se têm mantido praticamente constantes desde o arranque do campeonato com Pedome, Aderm e Outeirense a ocuparem os lugares cimeiros, a quarta vaga é aquela que tem registado maior alternância, nomeadamente entre o Cajada e Castelões, mas com outras equipas à espreita como o Grac ou o Mal.

    Foi o caso desta jornada, a 17.ª que permitiu ao Castelões recuperar o quarto posto, aproveitando o deslize do concorrente direto, o Cajada.

    A equipa de Castelões tinha uma deslocação difícil ao sintético do Esmeriz, mas acabou por superar o adversário vencendo por 3-2. Uma vitória que permitiu à turma do Castelões ultrapassar o Cajada na tabela classificativa, já que a equipa de Cabeçudos não foi feliz na visita ao sintético do Grac, onde perdeu também por 3-2.

    Foi a segunda derrota consecutiva da equipa do Cajada que assim deixou fugir o quarto lugar e viu o Grac aproximar-se.

    O Castelões soma agora 31 pontos, mais dois que o Cajada, 5.º classificado, e mais 4 que o Grac, 6.º classificado.

    Entre o trio da frente, tudo permanece igual em termos da classificação. Pedome, Aderm e Outeirense venceram os seus adversários e acrescentaram mais três pontos aos que já traziam da jornada anterior.

    O líder Pedome bateu a Jasp, por 3-1, e soma agora 44 pontos. A Aderm ganhou na deslocação ao terreno do Landim, por 5-2, e garantiu o segundo posto com 38 pontos, mas menos dois jogos.

    Já a Outeirense visitou a casa do lanterna vermelha, o S. Martinho, e também venceu, por 6-1. A Outeirense é terceira classificada, com 37 pontos.

    O Mal somou a quarta vitória consecutiva e consolidou a sétima posição, com 26 pontos. Desta vez, o triunfo foi sobre o Bente, por 3 bolas sem resposta.

    De resto, não deixa de ser curioso verificar que nesta jornada todas as equipas que estão abaixo do 10.º lugar sairam derrotadas. Novais, Landim, Bente, Jasp e S. Martinho.

    O Novais não soube prolongar a vitória da jornada anterior e foi derrotado em Avidos pela Acura. As duas equipas estavam com os mesmos 18 pontos, mas a Acura não desperdiçou a oportunidade para se afastar do adversário e venceu por 3-2.

    A vitória pela margem mínima revela que o jogo foi apertado e foi mesmo. Se na primeira parte a Acura foi superior ao Novais, chegando ao intervalo a vencer por 1-0, vantagem que era escassa, na etapa complementar o Novais apresentou-se de outra forma e colocou inúmeras dificuldades à equipa da casa.

    O Novais não só empatou como operou a reviravolta no marcador, deixando a Acura numa posição desconfortável. Contudo, a equipa da casa conseguiu empatar e depois, em superioridade numérica, por expulsão de Vítor Silva, do Novais, a Acura voltou a assumir a liderança do marcador, sendo que o resultado não mais se alterou até ao final.

    A Acura venceu por 3-2 e afastou-se do Novais na tabela classificativa.

    No próximo sábado o campeonato da 1.ª divisão faz uma pausa para a realização de mais uma jornada da Taça Intermunicipal MKA. Às 16h, o Esmeriz defronta o Alvarelhos; às 17h a Aderm visita o terreno do Maganha; às 18h a Outeirense defronta o Paradela e às 19h45 o Cajada visita o terreno do Covelas.