Depois de anunciar o encerramento de todas as provas referentes à época 2019-2020, a direção da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão esteve reunida para discutir e avaliar o que fazer em relação à atribuição ou não dos títulos de campeão nos diferentes escalões e se deveria ser ou não aplicado o regime de subidas e descidas, no que concerne à 1.ª e 2.ª divisão em seniores.

    Antes de tomar uma decisão definitiva, a direção da AFSA optou por solicitar o parecer a cada um dos clubes envolvidos nas diferentes competições.

    Apesar dessas opiniões não terem qualquer tipo de carácter vinculativo – a decisão final competia tão-só à direção – consideramos que foi positivo saber o que cada associação defende em relação a este assunto delicado, na medida em que seja qual for a decisão, a mesma terá consequências para cada uma delas.

    Ora, pesando todos os argumentos e procurando avaliar a questão sobre diferentes perspetivas, a AFSA decidiu esta época não proceder atribuição dos títulos de campeão quer da 1.ª divisão, como da 2.ª divisão e de veteranos.

    Consideramos que ao decidir dessa forma estamos a assegurar a verdade desportiva das nossas provas. Seria de todo injusto ser atribuído um campeão quando havia ainda muito para jogar e discutir. Só na 1.ª divisão estavam em falta pelo menos 10 jornadas; na 2.ª divisão, ainda não tinha terminado a 1.ª volta; e nos veteranos, o campeonato estava no início da segunda volta.

    Acreditamos que até para o próprio “nomeado” campeão o título não seria valorizado, nem teria o valor de um que é disputado em campo até ao fim!

    Esta decisão coincide, de resto, com a opinião da maioria das nossas associações, o que reforça ainda mais a determinação da AFSA, o que apraz-nos registar.

    Já quanto à aplicação do regime de descidas e subidas, nos escalões seniores, a direção da AFSA entendeu seguir o mesmo critério, ou seja, esta época não haverá descidas na 1.ª divisão, nem promoções no escalão inferior. E o argumento é o mesmo para a não atribuição dos títulos. Percebemos alguma frustração que esta medida possa gerar, nomeadamente na 2.ª divisão e nas equipas que “investiram” e apostaram na subida ao escalão maior.

    Mas também aqui, considerar válida uma classificação de um campeonato que ainda nem sequer a primeira volta terminou seria um forte rombo na verdade desportiva. Estamos em crer que facilmente se percebe por que optamos por não considerar correta a aplicação do regime de subidas e descidas, até porque a diferença pontual é reduzida entre várias equipas que almejavam essa possibilidade.

    Também neste ponto, a maioria das coletividades partilha desta opinião.

    Apesar da não atribuição dos títulos de campeão e da não aplicação das descidas e subidas, a direção da AFSA entende que esta época não é considerada nula – ao longo da época foram conquistados alguns troféus –, mas ficará para a nossa história, como sendo uma época de exceção sem campeões.

    Esperemos que isto não se volte a repetir, pois esta situação permitiu lembrar a todos a importância que o concelhio tem para todos nós. Fez-nos e faz-nos falta o movimento do futsal concelhio.

    Quanto aos custos de inscrição, salientamos que parte do valor referente à época em curso e já pago será deduzido na inscrição da próxima temporada. Estamos em final de mandato, por isso, compete à próxima equipa diretiva definir o que fazer para a temporada que se segue nas suas diversas vertentes.

    Esta pandemia criou imensas dificuldades ao movimento associativo e nós estamos atentos a esta nova realidade. O que podemos prometer, caso sejamos direção, é todo o empenho no apoio às associações para ultrapassar alguns constrangimentos que podem por em causa a continuidade das equipas nas provas.

    Para já, tratamos no que é essencial. Sem nunca pôr em causa a nossa saúde e bem-estar, vamos todos trabalhar no sentido de recuperar o tempo perdido e voltar mais fortes que nunca!