O momento que o país atravessa é sério e preocupante. Dia após dia regista-se um aumento substancial de casos positivos de Covid-19, num claro sinal de que estamos perante a segunda vaga. Portugal passou para o Estado de Calamidade e o Governo endureceu as medidas de contenção para evitar o avanço da Covid-19 e impedir o colapso dos cuidados de saúde.
    Perante este cenário, enquanto não estão reunidas as condições para o arranque da época 2020-2021 do futsal concelhio, a direcção da Associação de Futebol de Salão Amador de Vila Nova de Famalicão regista com alguma preocupação a postura de algumas colectividades no que concerne à preparação das suas equipas.
    Apesar das orientações que a Direção Geral de Saúde publicou para o retomar da actividade desportiva colectiva, nomeadamente o futsal, a direcção da AFSA aconselha cautela às colectividades associadas e apela à sua responsabilidade para que alguns comportamentos de risco que devem ser, de todo, evitados de modo a não colocar em causa o bem-estar e a saúde de dirigentes, atletas e respectivas famílias.
    Todos estamos ansiosos por voltar a competir e a retomar a normalidade que tanto falta nos faz, a todos. Mas fazê-lo de forma precipitada pode estar a prejudicar o regresso consolidado das nossas provas. É por isso que vemos com alguma preocupação a realização de treinos e até mesmo jogos de preparação entre equipas, alguns dos quais com convites expressos à participação de público! Recordamos que muitas dessas situações não estão de acordo com as orientações emanadas pelas entidades responsáveis pelo que achamos por bem apelar à cautela e ao bom senso de todos.
    Saudamos ainda a decisão de inúmeras colectividades que, perante o agravamento do quadro epidémico do país decidiram suspender, por tempo indeterminado, toda e qualquer actividade desportiva. Julgamos que essa é a melhor opção no momento, até porque não estão reunidas as condições para o arranque do campeonato e quando estas estiverem reunidas será garantido às equipas um período de tempo para a preparação das mesmas.
    A direcção da AFSA continua de porta aberta a receber as sugestões e contributos que entenderem ajustados ao momento, assim como estamos disponíveis para esclarecer as vossas dúvidas dentro do possível.
    A Direcção da AFSA