Estamos de volta e esperamos que em definitivo. As saudades de colocar de novo a máquina em andamento são imensas e acreditamos que, tal como nós, também vocês sentiram a falta do movimento do futsal concelhio. Há mais de um ano que a bola não rola oficialmente nas nossas competições e estamos em crer que estará para breve o regresso da mesma. Isto faz-nos falta para o bem-estar físico e mental de todos.

    Se na altura do processo de confinamento viemos publicamente apelar e a aconselhar as colectividades nossas associadas a parar com as suas actividades, perante o momento delicado que o país atravessava, faz todo o sentido que agora que estamos na fase final do processo de desconfinamento façamos comunicação de que a prática do exercício físico, em especial da modalidade de futsal, deve ser retomada. Após a declaração do Primeiro-Ministro foram várias as equipas retomaram a sua preparação, mas consideramos que, como instituição que somos, também deveríamos tomar posição sobre esta matéria. Esperamos e fazemos votos é que não voltemos a regredir e que a vida desportiva retome a normalidade.

    Resta-nos agora determinar o passo que devemos dar a seguir. Em reunião de direção ficou expressa a vontade de, ainda esta temporada, fazer-se algo em termos competitivos. Contudo, em primeiro lugar queremos saber qual o estado e a situação da maioria dos nossos associados e qual o impacto que esta pandemia possa ter tido nas associações. Temos estado em permanente contacto com o Município de Famalicão e, da parte deste, tem havido uma grande abertura para o reforço do apoio e da ajuda para que ninguém fique para trás neste processo de retoma da normalidade.

    A decisão sobre o futuro próximo das competições concelhias carece também da auscultação das nossas associações. A vossa palavra será importante e até decisiva sobre o que devemos fazer. Se arrancar já com a competição, mesmo que esta sejam em moldes diferentes, apenas com o propósito que não deixar uma época inteira em branco ou até esperar para o início da nova época?

    É com esse propósito que já agendamos para o dia 17 de maio, às 21h15, no auditório da Junta da União de Freguesias de VN Famalicão e Calendário, uma reunião geral com as colectividades que participam nas nossas competições para que a decisão a tomar seja a mais consensual possível, pois como tem sido lema neste mandato: a AFSA somos todos nós!

    A direção