As competições concelhias de futsal, organizadas pela Associação de Futebol de Salão Amador (AFSA) de VN Famalicão, serão retomadas apenas no início da próxima época, prevista para o mês de outubro de 2021. A decisão foi conhecida ao final desta segunda-feira, após uma reunião geral na qual tomaram parte mais de duas dezenas de colectividades de associados da AFSA.

    A proposta foi praticamente unânime. Apesar de ansiosos pelo regresso da actividade competitiva, as colectividades acharam por bem serem cautelosas na abordagem da competição e avançar com a mesma só no início da próxima temporada. “O bem-estar e a segurança continua a ser a nossa prioridade. Entendemos, por isso, que neste momento essa é a melhor opção, até porque promover qualquer tipo de competição nesta fase tem ainda muitos condicionalismos a que muitos dos nossos recintos desportivos não têm capacidade para dar resposta, como por exemplo jogos à porta fechada. Há recintos que não o permitem de todo. Vamos focar-nos na próxima temporada e avançar desde já com a sua preparação, podendo inclusive anteciparmos o arranque da mesma”, explicou o presidente da AFSA, Márcio Sousa, sublinhando aquelas que são as dificuldades e o sentir da quase totalidade das colectividades associadas.

    Após um ano de paragem forçada – com as coletividades a serem obrigadas a manter a porta fechada aos sócios e adeptos – muitas das associações encontram-se numa situação financeira bastante delicada, porquanto ficaram sem receitas (bares, actividades e outras) mas tiveram que suportar encargos ou despesas fixas relacionadas com o funcionamento dos seus complexos/sedes, como renda, luz, água e outras despesas.

    “Quisemos com este encontro ouvir os dirigentes, saber das suas dificuldades e conhecer mais aprofundadamente as suas carências. A realidade que nos foi transmitida não é surpresa pois a maioria das receitas das nossas associações é proveniente do movimento das suas sedes e dos seus associados. Há associações sem verbas para adquirir bolas. Se não houve actividade as associações ficaram impedidas de fazer receita e estão fragilizadas do ponto de vista económico. Seria, também por isso, extemporâneo promover qualquer competição antecipada até porque muitas das colectividades não teriam meios para suportar o encargo com o arranque das provas desportivas, nomeadamente com a necessária avaliação médica dos atletas ou os respectivos seguros desportivos”, apontou o dirigente.

    Consciente da realidade do movimento associativo ligado ao futsal concelhio, a direção da AFSA havia já reunido com o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, para dar conta das dificuldades das associações em resultado da pandemia. Nessa altura, o autarca deixou em aberto a possibilidade de reforçar o apoio financeiro que a Câmara atribuiu à AFSA em cada época a fim de minimizar os encargos das colectividades no arranque das competições.

    Vereador do Desporto garante reforço no apoio à AFSA

    De resto, o vereador do Desporto afirmou esse compromisso de viva voz ao marcar presença na reunião que a AFSA promoveu com as colectividades. Mário Passos foi peremptório ao dizer que a Câmara, AFSA e associações vão continuar de mãos dadas na promoção da prática desportiva. “Estamos juntos e vamos continuar disponíveis a ajudar. Apesar dos condicionalismos financeiros a que estamos sujeitos, posso aqui assumir que o apoio do município será reforçado. Vamos somar algo mais áquilo que tem sido habitual. Só não vou quantificar esse reforço neste momento porque quero avaliar até onde poderemos ir, mas haverá um forte reforço no apoio ao movimento associativo que pratica o futsal concelhio”, prometeu Mário Passos, salientando que a autarquia famalicense “nunca fecha a porta às associações”, reconhecendo o decisivo papel social que as mesmas desempenham no concelho.

    O vereador aproveitou ainda a “oportunidade para agradecer” aos dirigentes associativos por se terem mantido em funções, adiantando que durante a pandemia não houve no concelho uma única colectividade que tivesse terminado ou ficado inactiva. “É uma vantagem significativa pois estão todos prontos para retomar a actividade agora que já vemos a luz ao fundo do túnel”, apontou. Mário Passos acredita que o ritmo de vacinação vai permitir que o país chegue rapidamente à imunidade de grupo, permitindo o regresso da normalidade da actividade desportiva no concelho. “Entre setembro ou outubro o campeonato concelhio será uma realidade”, vincou, notando que até essa altura as colectividades podem-se reorganizar e alcançar um “pouco mais de conforto financeiro” para enfrentar o futuro próximo.

    O presidente da AFSA agradeceu o esforço que o município tem feito para corresponder aos anseios e expectativas das associações e considerou o compromisso do vereador uma “lufada de ar fresco. A Câmara de Famalicão tem sido exemplar no relacionamento com o movimento associativo e este apoio que está a assumir perante todos é revelador da cumplicidade que existe em Famalicão entre as associações e o poder municipal. Tem sido uma alavanca decisiva no desenvolvimento do futsal concelhio e na melhoria das condições das infraestruturas das nossas associações”, retorquiu Márcio Sousa.