22No novo mandato que agora inicia a AFSA quer ter as contas certas e centrar a aposta na arbitragem. Isso mesmo foi defendido pelo presidente da direção, Márcio Sousa, na tomada de posse dos órgãos sociais eleitos para o biénio 2022-2024.

    Sem grandes mudanças nos diversos órgãos, registando-se apenas a entrada de dois novos elementos, Márcio Sousa foi empossado para o seu quarto mandato à frente dos destinos da AFSA e na cerimónia, realizada no dia 19 de setembro, na presença do vereador do Desporto na Câmara Municipal de Famalicão, Pedro Oliveira e de vários associados.

    O presidente reeleito afirmou que o trabalho alcançado até então acrescenta uma cada vez maior responsabilidade e exigência agora com o ressurgimento das competições sem qualquer tipo de entreve. Apesar das vicissitudes, o dirigente lembrou que as sucessivas direções têm temos procurado valorizar as competições, dando-lhe maior credibilidade e visibilidade e apostamos na melhoria das condições. “Investimos na nossa sede social, reforçamos os meios disponíveis para as associações, atletas, dirigente e árbitros. Sempre com o objetivo de tornar as nossas provas mais competitivas e justas. Sem nunca descurar a questão financeira e as contas da AFSA” apontou, salientando a importância de ter a “casa arrumada” em termos financeiros.

    Márcio Sousa garante que a direção tem sido exigente para que as associações cumpram os seus deveres, por considerar que “só com contas certas poderemos lançar bases para novos desafios. É importante garantir a coesão financeira e assegurar a concorrência leal entre associações. Na época passada já demos passos nesse sentido, mas na presente temporada seremos ainda mais intransigentes para quem não cumpriu com as suas obrigações”, vincou, sustentando que se avizinham tempos difíceis.

    Reforço na arbitragem

    Apontou ainda para a “tolerância zero para com fenómenos de violência”, admitindo que os jogos geram emoções fortes, mas “devem ser vividos em total respeito entre os diferentes intervenientes. No desporto não há inimigos, apenas adversários, mas sem eles não haverá competição” e apontou a arbitragem como uma das áreas a melhorar neste mandato.

    “Vamos apostar no reforço do sector e consolidar o trabalho formativo para a uniformidade de critérios. Estamos a trabalhar para que sejam feitas várias mudanças nesta área, alterações essas que serão seguramente benéficas para todos”, destacou.

    Por fim mostrou-se grato com o apoio da Câmara Municipal à AFSA. “É mais do que justo dizermos que sem o apoio do Município, nada disto seria possível. Aproveitamos assim a presença do senhor vereador do Desporto, Dr. Pedro Oliveira, para expressar a nossa gratidão pela forma como tem cuidado e tratado o futsal concelhio em geral e a AFSA em particular. Quando todos estamos alinhados pelo mesmo propósito torna-se bem mais produtivo e entusiasmante trabalhar em prol de uma causa como é esta do desporto”, acrescentou.

    O vereador do Desporto, Pedro Oliveira, sublinhou a importância deste tipo de estruturas concelhias como é a AFSA. “São absolutamente fundamentais no nosso território” disse o autarca, sustentando que esta forma de organização concelhia em várias modalidades é uma marca distintiva do território famalicense.

    AFSA é mais-valia para o concelho

    “É uma mais-valia que queremos continuar a fomentar. O que distingue o concelho de Famalicão dos restantes é esta capacidade que temos de nos organizar e trabalhar em conjunto, num trabalho em rede que permite que o resultado seja muito mais válido do seria se cada um trabalhasse de forma isolada. Juntos conseguimos ir mais longe e cá temos a prova disso”, frisou.

    Pedro Oliveira enalteceu o trabalho desenvolvido pelas sucessivas direções da AFSA desde os fundadores – “se hoje podemos projetar o futuro foi porque tivemos um passado capaz” – e salientou o trabalho “sério” que tem sido levado a cabo pela liderança de Márcio Sousa. “O agradecimento do município é sincero e merecido. São uma mais-valia e têm levado a cabo um trabalho imprescindível na valorização das competições. E para que este campeonato seja cada vez mais aliciante podem continuar a contar com o apoio do município. O campeonato já bastante atrativo. Eu próprio assisti a vários jogos e fiquei satisfeito com o ambiente que geram à sua volta. É importante manter este ambiente competitivo, isolando os comportamentos menos positivo. Basta serem firmes e criteriosos, como têm sido. Isso é que dá credibilidade às vossas decisões e fortalece a posição da direção da AFSA”, sustentou o autarca famalicense.