O Riba d´ Ave HC foi o vencedor do Torneio de Abertura 22-23.

    A formação ribadavense derrotou na final o Covense, por 4-3 na marcação de grandes penalidades, após o nulo que se manteve no período regulamentar e também no prolongamento.

    A partida, que se desenrolou no polidesportivo da JASP, com um excelente moldura humana, foi emotiva quanto baste. Apesar da ausência de golos, quer nos 40 minutos de jogo, quer no prolongamento, o jogo foi bastante combativo e competitivo com várias oportunidades de golo de parte a parte. Só que a bola não entrou em qualquer uma das balizas e com o resultado a zero, foi necessário recorrer-se ao período extra, mas nada se alterou.

    Foi então necessária a marcação das grandes penalidades para se desempatar a contenda e determinar o vencedor do primeiro troféu da época, no que à 2.ª divisão diz respeito. E na marcação dos castigos máximos, foi o Riba d´Ave HC que mostrou ter a pontaria afinada, convertendo 4 penalidades contra 3 do Covense.

    Parabéns ao Riba d´Ave HC pela vitória no torneio e honra ao Covense pela réplica que deu. Agora a competição vira-se para o campeonato, com a primeira jornada a realizar-se no dia 10 de dezembro.