A Associação de Futebol de Salão Amador nasceu da vontade de José Cunha, então presidente do Futebol Clube de Landim, um visionário que em 1991 decidiu promover um encontro com várias coletividades do concelho de Vila Nova de Famalicão com o objetivo de criar uma associação de clubes, capaz de organizar provas de futebol de salão a custos reduzidos. A ideia rapidamente germinou e assim nasceu a AFSA – Associação de Futebol de Salão Amador! Com o propósito de dar oportunidade às pequenas associações de competir dentro de portas, aproveitando os seus recintos desportivos e ao mesmo tempo ter uma atividade permanente ao longo de todo o ano, a instituição passou a ser a entidade responsável pela organização das competições inter-clubes .
A vontade era tanta que as competições tiveram início nesse mesmo ano, mesmo antes da escritura de legalização da AFSA, que só aconteceu em outubro desse ano e teve como fundadores 11 coletividades: o FC Landim, ADC Novais, ADERE, AD Carril, ADC S. Martinho de Brufe, ADC Outeiro, ARC Flor do Monte, GD Carreira, GD União de Louredo, GR Vale S. Martinho e a Casa Povo de Joane.
Desde aí o movimento associativo no seio da AFSA não mais parou de crescer. Os primeiros campeonatos realizaram-se nas categorias de Seniores e Juvenis masculinos, envolvendo um total de 17 equipas. O sucesso foi de tal ordem que um mês depois do final do campeonato inaugural arrancava o segundo e criava-se uma nova prova, a Taça Concelhia.
Só a partir do 3º campeonato é que as épocas desportivas passaram a ter o formato atual: início em outubro e o final em junho. Ao fim de 9 anos foi instituída a Supertaça Concelhia, colocando frente-a-frente o vencedor do Campeonato e o vencedor da Taça Concelhia, com a designação de Supertaça Concelhia José Cunha, em homenagem ao grande responsável pela fundação da AFSA.
Nessa altura a competição movimentava um total de 44 equipas, 28 Seniores e 16 de Juvenis. Ao fim da primeira década de existência a forte afluência de equipas obrigou à criação de mais uma série na 2ª Divisão, à ampliação do escalão primodivisionário e à introdução da categoria de Iniciados.
A AFSA estava no seu auge com 60 equipas, em representação de mais de metade das freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão. Pela primeira vez o número de elementos inscritos ultrapassava a barreira dos mil!
A partir da época de 2007/2008 e até à época 2012/2013 a AFSA avançou com a competição feminina, organizando regularmente provas neste escalão, com 9 equipas inscritas.
Em 2011/2012 foi criado o escalão de Veteranos e no final dessa época foi organizado um torneio de Minis, com crianças até aos 10 anos.
As provas da AFSA nasceram com as regras do jogo de futebol de salão com tabelas, mas a regulamentação foi alterada adoptando a regulamentação do Futsal, embora numa fase transitória ainda com a permissão do uso das tabelas, mas depois, na época 2016/2017 em definitivo é usada a regulamentação do Futsal (sem tabelas), um passo decisivo para que as competições da AFSA passassem a ser homologadas pela Federação Portuguesa de Futebol. De resto, em 2016 a AFSA assinou um protocolo de cooperação com a AF Braga, a FPF e Câmara Municipal de Famalicão com esse propósito.
Atualmente a AFSA organiza a Taça, o Campeonato e a Supertaça nos escalões de seniores (1ª e 2ª divisões) e veteranos, estando na perspectiva a entrada de novas associações e a consequente inscrição de novas equipas, ampliando o quadro competitivo, promovendo o desporto, a actividade física e mantendo em atividade as associações, promotoras do desporto e da identidade coletiva dos territórios.
Nestas 28 épocas desportivas, foram organizados mais de 12500 jogos, que contaram com a presença de mais de 20 mil pessoas, desde atletas, dirigentes, treinadores e árbitros. Não queremos que este movimento pare. Orgulhosamente a Associação tem como lema “A AFSA somos todos nós!” porque efectivamente foi esse o espírito que presidiu à sua constituição.