O Pedome confirmou o favoritismo e venceu a taça concelhia sénior da AFSA ao derrotar na final o Novais, por 5-1, equipa que na época passada havia eliminado o Pedome da taça.

    A festa do futsal concelhio realizou-se na tarde do passado domingo, no Pavilhão Municipal de Famalicão, como é já tradição e proporcionou dois bons espetáculos de futebol. Tanto a final dos seniores como a dos veteranos foram bem disputadas e intensas, sempre com fair play. Houve também muito público nas bancadas. De resto, este ano a AFSA com um painel de leads tornou o espectáculo ainda mais atrativo.

    No plano desportivo, o Pedome juntou a taça ao campeonato, conquistando um troféu que lhe escapava há algum tempo. Mas o Novais vendeu cara a derrota e o resultado final, por 5-1, não espelha as dificuldades que a equipa do Pedome teve para ultrapassar este obstáculo final.

    Ao intervalo a equipa vencia por 2-0 e só na parte final da partida, quando o Novais decidiu arriscar mais, a formação do Pedome ampliou o marcador e confirmou a vitória nesta final.

    A festa rebentou nas bancadas e envolveu toda a estrutura do Pedome.

    O capitão Pedro Peixoto, que jogou limitado, era a expressão de felicidade de todo o grupo e fala num ano fantástico. “Era o que nos escapava, chegar aqui e acima de tudo vencer. Está a ser um ano fantástico”.

    O técnico do Pedome, Ricardo Abreu, não esconde que perseguia este objetivo desde que assumiu a liderança da equipa. “Felicito os adversários, que foram uns dignos vencidos. Foi um resultado justo e uma vitória muito saborosa para nós”.

    O sucesso dá muito trabalho, diz por seu lado, o presidente da direção do Pedome, José Manuel Castro. “O segredo é o trabalho. Este ano conseguimos conquistar e a equipa está toda de parabéns, assim como a massa adepta”.

    Apesar do natural desalento pela derrota, a equipa do Novais que milita na 2.ª divisão, caiu de cabeça erguida.

    O treinador da equipa, Rui Pitico, considera mesmo que a equipa fez uma excelente partida, afirmando que o resultado não reflecte a realidade do jogo. “Sabíamos que ia ser difícil mas o Novais fez um jogo bom, mas eles foram colectivamente mais fortes. Tivemos as nossas oportunidades mas não concretizamos”.

    Já para Ricardo Marques, capitão da equipa do Novais, a presença na final foi um prémio para toda a colectividade e para a freguesia, mas reconhece que não foi possível bater o adversário. “Demos tudo o que tínhamos, mas não foi possível. Agora, queremos cá voltar, repetir este caminho. Esperamos que seja já para o ano”.

    O Pedome juntou a taça ao campeonato e à taça intermunicipal. Já o Novais conseguiu esta época subir de divisão.