O campeonato da 1.ª divisão da AFSA está de regresso e promete ser bem competitivo.

    A julgar pela jornada inaugural onde o equilíbrio foi evidente.

    Após três meses de descanso, a equipas voltaram a competir e a mostrar os argumentos para a nova temporada.

    Com a força ainda em alta, a primeira jornada registou vários e curiosos empates e apenas três vitórias, que de comum tiveram o facto de os três pontos terem sido conquistados por equipas visitantes.

    A ADERM, a Outeirense, e o Mal foram as equipas a garantirem os primeiros três pontos, arrancando o campeonato na parte cimeira da tabela classificativa.

    A Aderm defrontou o Bente, equipa que ascendeu à 1.ª divisão em virtude da desistência do Covense.

    A formação da casa tentou dificultar a vida ao conjunto de Mogege, mas a equipa orientada por Paulo Faria conquistou os três pontos e a primeira liderança da temporada, ao vencer por 8-4.

    A Aderm entra assim com o pé direito, elevando as expetativas para a presente temporada.

    Quem também marcou pontos na jornada inaugural foi a Outeirense.

    A equipa terminou a época na segunda posição e começa a nova temporada a vencer, mostrando estar empenhada em querer fazer melhor que a época passada.

    A Outeirense, agora orientada por Filipe Gatuso, deslocou-se a Santiago da Cruz para defrontar o GRAC, equipa que se estreou na 1.ª divisão.

    O campeão da segunda divisão na época anterior, o GRAC, tentou dificultar a vida ao conjunto de Pousada de Samaragos, que venceu por 3-6.

    O outro conjunto a vencer na jornada inaugural foi o MAL.

    A equipa de Landim subiu esta época à primeira divisão e garantiu um triunfo importante perante o S. Martinho, num terreno tradicionalmente difícil para as equipas forasteiras.

    A formação de S. Martinho do Vale ainda fez dois golos, mas a equipa de Landim fez mais um golo e assegurou a vitória pela margem mínima.

    As restantes partidas terminaram empatadas. De resto, a jornada ficou marcada por empates. Em quatro jogos, a divisão pontual foi o resultado final.

    Uma das surpresas foi a entrada em falso do campeão Pedome.

    A equipa de Ricardo Abreu vinha moralizada pela conquista da supertaça, mas na partida inaugural do campeonato foi travado pelo Castelões, conjunto que parece querer corrigir o trajeto irregular da época passada.

    A partida foi para jogadores de barba rija. Mexida, bastante intensa e com duelos individuais interessantes.

    Para além deste empate, também a Acura e o Cajada, dois conjuntos que se reforçaram bem para a temporada, terminaram a partida com a divisão de pontos. Três para cada lado.

    O Esmeriz, que na semana passada venceu o Covelas na Taça Intermunicipal MKA, não conseguiu prolongar o estado de graça e empatou em Landim.

    De resto, o jogo terminou como começou, sem que o resultado sofresse qualquer alteração. O empate a zero bolas denota que as defensivas levaram melhor sobre os ataques.

    Por fim, Novais e Jasp também empataram a três bolas.

    PRÓXIMA JORNADA:

    No próximo sábado, dia 12 de outubro, realiza-se a segunda jornada, com as seguintes partidas: o Mal recebe o Novais, o Esmeriz joga com o S. Martinho, a Outeirense defronta o Landim; o Pedome desloca-se ao terreno da ADERM e o Castelões joga com o GRAC. Todos estes jogos são às 16 horas. Às 18 horas, o Cajada recebe o Bente, enquanto a JASP joga com a Acura.