A AFSA aderiu ao Cartão Branco e a medida já estará em prática na Supertaça José Cunha, que se disputa sábado, dia 15, no Pavilhão Municipal Terras de Vermoim.

    Trata-se de um recurso de promoção do fair-play, essencialmente pedagógico que visa reconhecer e destacar comportamentos eticamente relevantes na prática desportiva. Promovido pelo PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com a CAJAP e a Coca Cola, o Cartão Branco será assim uma realidade na época concelhia da AFSA que agora está prestes a iniciar e insere no esforço que tem sido feito pela atual direção para criar um ambiente desportivo favorável.

    O Cartão Branco pode ser exibido, tanto a nível individual, por exemplo a um atleta, como ao coletivo, como por exemplo à equipa ou espetadores.

    A AFSA entende que a implementação do Cartão Branco pode contribuir para a diminuição de ocorrências disciplinares, podendo ainda ajudar a reduzir a existência de ambientes desportivos desfavoráveis.

    A medida pode também contribuir para valorizar o papel dos árbitros, que passa a ser alguém com formas para elogiar atitudes de jogadores, dirigentes e associações.

    Assim, na abertura oficial da nova temporada, o Cartão Branco será uma realidade no movimento de futsal concelhio.