Ao fim da 5.ª jornada, o Pedome assumiu a liderança isolada da classificação somando 12 pontos. O campeão em título visitou o terreno do recém-promovido Adespo, que venceu por 3-0 e beneficiou da derrota caseira do Castelões diante do Cajada para assumir a frente da classificação.

    O Cajada conseguiu um excelente resultado em Castelões. Não só infligiu o primeiro desaire no adversário, como quebrou a sequência de resultados menos bons. A equipa de cabeçudos regressou às vitórias, ultrapassou o adversário direto na classificação e passou a ocupar o segundo lugar, a dois pontos do líder. Já o Castelões caiu para o 3.º lugar, mas tem um jogo de atraso, cumprindo calendário no próximo sábado com o Esmeriz.

    Quem aproveitou o deslize do Castelões foi também a Acura. A formação de Avidos, ao vencer o Requionenses – equipa que ainda não pontuou esta época – pela margem mínima, ascendeu ao pódio da classificação. Ainda sem pontuar, a formação de Requião ocupa assim o último lugar da tabela.

    Também com menos um jogo, a Aderm ocupa a 5.ª posição, com 9 pontos, arrancando uma vitória a ferros no sempre difícil terreno do S. Martinho, que esta época estreia um novo sintético.
    Quem não se deu mal no sintético de Esmeriz foi a Outeirense. A equipa de Pousada de Saramagos não está ter um início de época favorável, mas começa a recuperar, após duas jornadas sem vencer. Com um novo timoneiro, a Outeirense venceu o Esmeriz por 3-0 e está na 7.ª posição (ainda que com um jogo a menos).

    O confronto entre o Grac e o Mal terminou favorável à equipa da casa, que assim somou o terceiro triunfo nesta época. A vitória de 3-1 sobre a equipa de Landim leva o Grac à sexta posição e empurrou o Mal para a parte de baixo da tabela classificativa, com apenas 3 pontos. Mas atrás do Mal está ainda a Adespo (2 pontos) e o Requionenses (ainda sem qualquer ponto).

    No próximo sábado a competição pára para dar lugar à 1.ª jornada da Taça Intermunicipal MKA.