A Direção da AFSA-Associação de Futebol de Salão Amador de Vila Nova de Famalicão vem comunicar que decidiu suspender a sua participação na parceria com a AFPT-Associação de Futebol Popular da Trofa, tendo em vista a realização da Taça Intermunicipal nos escalões seniores masculinos e veteranos masculinos.

    É com alguma tristeza que somos forçados a tomar esta posição drástica, mas perante a inflexibilidade do Município da Trofa não nos resta outra alternativa que não seja dar por encerrada a nossa participação num projeto desportivo que trouxe mais valias para as entidades envolvidas.

    Em causa está a participação da Associação Desportiva de Pedome, pertencente aos quadros da AFSA. O Município da Trofa, responsável pelos recintos desportivos onde se realizam os jogos promovidos pela AFPT-Associação Futebol Popular da Trofa, não permite que aquela coletividade os frequente, mesmo que tenham já passado vários anos sobre a penalização de que a mesma foi objeto por comportamentos menos próprios.

    Se na altura em que tais comportamentos – da equipa e dos seus adeptos – foram devidamente sancionados e que levou inclusivamente à suspensão da participação da AD Pedome da competição supra-municipal, medida que, de resto, mereceu o total apoio da Direção da AFSA, pelo facto de tal postura não se coadunar com os valores que defendemos.

    Agora, como em qualquer estado de direito como o nosso, não podemos aceitar que essa penalização ou afastamento possa perdurar indefinidamente no tempo. Tal como é referido no artigo 30 da Constituição da República Portuguesa, “não pode haver penas nem medidas (…) com carácter perpétuo ou de duração ilimitada ou indefinida”.

    Acresce a isso o facto de sermos testemunha da mudança radical do comportamento da equipa e dos adeptos da AD Pedome nos últimos anos. A atual direção da associação em questão tem feito, nessa medida, um trabalho tremendo como facilmente é demonstrável pelo registo disciplinar praticamente exemplar nas nossas provas.

    Lamentamos, assim, que ao fim de 4 épocas (com uma pandemia pelo meio) o projeto da Taça Intermunicipal seja interrompido pela inflexibilidade da autarquia trofense, apesar das diligências e esforços feitos quer pela Direção da AFSA como pela diplomacia exercida pelo Município de Vila Nova de Famalicão, a quem a AFSA agradece publicamente.

     Infelizmente tais diligências não tiveram o resultado pretendido.

    Em face do exposto, e porque consideramos que, dessa forma, as regras definidas para o apuramento para esta competição não são possíveis de concretizar (4 primeiros classificados de cada organização), anunciamos o fim da parceria.

    A Direção da AFSA agradece encarecidamente o cuidado, o apoio e o entusiasmo da Direção da AFPT, nomeadamente da sua Presidente, Madalena Azevedo, nesta parceria que, acreditamos, foi uma pedrada no charco das competições concelhias cujo entusiasmo foi vivenciado por todos.

    Deixamos também uma palavra de enorme agradecimento à empresa de material desportivo MKA pela disponibilidade e apoio manifestado ao longo destes 4 anos. Sem esse apoio seria bem mais difícil termos alcançado o brilhantismo que a Taça Intermunicipal conseguiu.

    Informamos ainda que, em face desta tomada de posição, o calendário competitivo do próximo fim-de-semana, para o qual estava prevista a 1.ª eliminatória da Taça Intermunicipal de veteranos (dia 26/01) e de seniores (27/01), fica sem efeito.

    A AFSA SOMOS TODOS NÓS!

    A Direção da AFSA