A Acura, de Vila Nova de Famalicão, o Inter Milheirós, da Trofa, e a AB 92, de Santo Triso foram os campeões, nos respetivos escalões, da edição 2022-2023 da Taça Intermunicipal MKA, competição promovida pela AFSA-Associação de Futebol Salão Amador de Vila Nova de Famalicão e pela AFPT-Associação de Futebol Popular da Trofa, com o apoio da marca de artigos desportivos MKA.

    A fase final da competição desenrolou-se na tarde do passado domingo, no pavilhão da Escola de S. Romão do Coronado, na Trofa, e proporcionou uma tarde repleta de emoções, sendo que as bancadas do recinto foram pequenas para a presença massiva dos adeptos das diferentes equipas.

    Os primeiros a entrar em campo foram os veteranos masculinos. Frente e frente o vencedor de cada uma das séries que estiveram em competição esta temporada. De um lado o Covense, de Famalicão, que na série A teve como adversários o Grac, o Team Lantemil e o S. Romão; do outro a AB92, de Santo Tirso, que defrontou o S. Mateus, o Cajada e o Alvarelhos.

    A turma de Santo Tirso, que milita no campeonato da Trofa, acabaria por arrebatar o primeiro troféu da tarde, ao vencer o Covense, por 6-3. Refira-se que neste escalão o melhor marcador foi António Ferreira do AB92.

    Seguiu-se a final de seniores femininos, que colocou frente a frente o vencedor da série A, o Inter Milheirós, e o vencedor da série B, o Fornelo. A vitória foi para a formação do Inter Milheirós que bateu o adversário pela margem mínima: 2-1 foi o resultado. Para chegar à final, o Inter Milheirós teve de ultrapassar as equipas do Coronado, Maganha, Malta e José Lopes. Já o outro finalista, o Fornelo teve como adversários o Alvarelhos, Rebordões, Guidões e Vermoim. Refira-se que neste escalão a melhor marcadora foi a atleta do Inter Milheirós, Cátia Cruz.

    Por fim, a final de seniores masculinos proporcionou um embate entre equipas do concelho de Famalicão. A Acura, de Avidos, e o S. Martinho, de Vale S. Martinho, proporcionaram uma final bem disputada, mas seria a turma de Avidos a levar a melhor e a conquistar pela primeira vez o troféu principal. Com um golo em cada parte, a Acura juntou ao seu palmarés um troféu que ainda não tinha.

    A Acura chegou à final como vencedor da série A, que teve como participantes a Aderm, a Casa do FC Porto da Trofa e a Outeirense. Já o S. Martinho, vencedor da série B, bateu-se com equipas da Trofa: Paradela, Covelas e Guidões.

    Apesar de vencido na final, foi do S. Martinho o melhor marcador deste escalão: José Carvalho.

    Refira-se que esta foi a terceira edição da Taça Intermunicipal MKA, mas apenas a segunda a ser concluída, visto que a segunda edição não foi terminada devido à pandemia do Covid-19.

    Os campeões da 1.ª edição foram o Pedome (seniores masculinos), Coronado (seniores femininos) e o Covense (veteranos masculinos).